Em parceria com o Rotary Barro Preto e o Grau Técnico, o Metrô BH realizou, gratuitamente, 315 testes rápidos de hepatite B e C na Estação São Gabriel, das 16h às 19h30.
A aplicação dos testes foi realizada por estagiárias do curso Técnico de Enfermagem e supervisionada pela Professora Larissa Stéfany da Costa Santos, Enfermeira Preceptora de Estágio do Grau Técnico. De acordo com a supervisora, “intervenções de promoção à saúde em espaços como as estações de metrô são de suma importância, visto que muitos não possuem a oportunidade de avaliar seu bem-estar no dia a dia”.
Caio Augusto Guimarães Aguiar, de 25 anos, estava passando pela Estação e decidiu participar da campanha. Apesar da pressa, o jovem aguardou para saber o resultado do teste. A articuladora social Regina Ribeiro de Souza realizou pela 1ª vez o exame. “Acho maravilhosa a oportunidade de poder realizar o teste, ainda mais no espaço do metrô”, destacou a senhora.
Hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem ter consequências graves, como cirrose e câncer. A hepatite B é transmitida contato com o sangue e com fluidos corporais, enquanto a hepatite C é transmitida principalmente por contato com sangue infectado, geralmente por meio de agulhas compartilhadas. Ambas podem ser assintomáticas, especialmente na fase aguda, por isso é importante a realização de testes, mesmo se a pessoa não estiver enquadrada em um grupo de risco.
A campanha de testagem de Hepatite B e C faz parte do Programa de Responsabilidade Social “Estação Aberta” do Metrô BH, no qual a Empresa disponibiliza espaços para o acolhimento de ações culturais, informativas e de promoção à saúde. Para saber mais sobre os programas, entre em contato pelo e-mail: falemetrobh@metrobh.com.br.
Os materiais utilizados na campanha de testagem foram doados pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite e encaminhados pelo Ministério da Saúde ao Rotary do Barro Preto.
Por Pedro Oliveira