O Metrô BH também é espaço para arte e cultura. Para democratizar as artes urbanas em espaços públicos, a Concessionária abriu as portas para a 4ª Edição do Projeto Território Arte Urbana (TAU). A iniciativa foi realizada nos arredores da Estação Santa Efigênia do Metrô BH, entre os dias 27 de setembro e 06 de outubro.
A Vila Dias, próxima ao bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, recebeu intervenções artísticas de 11 artistas de Belo Horizonte, Contagem, Sabará e Brasília. Ao todo, 10 espaços da comunidade foram selecionados para a ação. Um deles foi o muro da Santa Efigênia, localizado à R. Conselheiro Rocha, 840, que recebeu a intervenção de seis dos onze artistas.
Os trabalhos foram realizados ao vivo durante os 10 dias de intervenção artística e, desde o dia 7 de outubro, estão abertos para visitação do público, que irá até 17 de novembro. O TAU 2024 tem como proposta a produção de obras nas fachadas de comércios geridos por mulheres e reflexões sobre o universo feminino.
Foto: Poly Acerbi | Território Arte Urbana 2024
Os Artistas: para realizar as artes no muro da estação do metrô, foram selecionados os artistas Aline de Castro Lemos e Ártemis Garrido/Duo Deslinde, Carolina Jaued Carvalho de Souza (Krol – BH), Camila Souza Santana (Cami – BH), Helder Henriques Cavalcante (Helder Cavalcante – BH), e Massuelen Cristina Xavier Aguiar (BH).
TAU 2024: o TAU – Território Arte Urbana é uma mostra de intervenções urbanas em diversas linguagens e técnicas que acontece nas fachadas comerciais de bares e comércios da Vila Dias, no bairro Santa Tereza. A ideia é criar um museu a céu aberto com obras de arte temporárias. O projeto também tem como missão potencializar a vocação artística e turística da Vila Dias, democratizar o acesso à arte e promover reflexões na relação entre o cidadão e o uso do espaço público. A iniciativa é da Mercê Soluções Culturais.
Por Pedro Oliveira