De volta às ruas de Belo Horizonte, a Festa da Luz vai transformar o hipercentro de Belo Horizonte. O conceito que guia a festa deste ano é “Cidade Floresta”, que buscará reflorestar – simbólica e esteticamente – o espaço público e o imaginário coletivo.
De quinta-feira (23/05) a domingo (26/05), a Estação Central funcionará até às 23h30 com bilheterias em funcionamento, para atender ao público que irá ao evento. As demais estações estarão abertas após 23h, apenas para desembarque. O Metrô BH irá monitorar a demanda de passageiros e, se necessário, viagens extras serão ofertadas.
Além da extensão no horário de operação, o acesso que liga a Praça da Estação à Escadaria da Rua Sapucaí ficará aberto até a meia noite, para facilitar a passagem do público.
Festa da Luz 2024: a Escadaria Sapucaí, que liga a Estação Central à Rua Sapucaí, receberá a obra “Mandinga” da atriz, diretora, roteirista e dramaturga mineira, Grace Passô. Além disso, as projeções do Edifício Itatiaia receberão um complemento sonoro a partir da Rua Sapucaí, em que o público é convidado a apreciar o espetáculo.
A primeira edição da Festa da Luz foi realizada em outubro de 2021 e tomou conta do centro de Belo Horizonte, quando 15 obras de vídeo mapping criadas por 15 artistas ocuparam a fachada de edifícios tradicionais da região – Itatiaia, Sulacap/Sulamérica. Além disso, instalações, letreiros luminosos, oficinas e uma invasão luminosa do projeto complementam o circuito de arte e luz.
Informações: @festadaluz.art
Horário habitual: as bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.
Por Pedro Oliveira
*Foto: Reprodução/Instagram: @festadaluz.art