loader image
Metrô BH antecipa compra de 24 novos trens
10/06/2024
O sistema de transporte urbano sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte adquiriu 24 novas composições junto à empresa chinesa CRRC. Os trens vão proporcionar mais regularidade e conforto nas viagens para os clientes do metrô mineiro.

A Concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da RMBH, a Metrô BH, com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, antecipou a compra dos 24 novos trens previstos para o sistema. A empresa já iniciou o projeto de fabricação das novas composições. A  expectativa é que o primeiro trem chegue ao Brasil no início de 2026 e a operação comercial com os novos veículos comece no primeiro semestre do mesmo ano.

Os 24 novos trens, que possuirão, cada um, quatro carros, serão equipados com o ATO (Operação Automática do Trem), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, permitindo, ainda, economia no consumo de energia. As composições possuirão monitores digitais, que reproduzirão informações da viagem. Amplas janelas possibilitarão  iluminação externa natural e os vagões serão projetados para privilegiar mais espaço interno aos clientes do Metrô BH. 

O design das composições ainda está sendo definido, já que o projeto executivo está em elaboração pelo fornecedor CRRC e passará por aprovação final da Concessionária Metrô BH. A inspiração inicial busca representar a complexidade cultural do Estado de Minas Gerais.

Quando entregues, as novas composições vão operar tanto na Linha 1 como na Linha 2 do Metrô BH. Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980 e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar condicionado e sistemas modernos. Os novos carros vão substituir os trens da Série 900. Veja o vídeo:

Grupo Comporte, Metrô BH e CRRC: parceria de sucesso em prol da mobilidade urbana mundial

O Metrô BH é uma das empresas do Grupo Comporte, que atua no segmento de serviços metroviários, rodoviários e urbanos, incluindo veículos leves sobre trilhos (VLT). Além do transporte de cargas e encomendas, possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O grupo atende a aproximadamente um milhão de clientes por dia nos modais de transporte sob sua gestão. 

Quem assinará o projeto e a fabricação dos trens do Metrô BH é a chinesa CRRC Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da  maior fabricante de material rodante do mundo, a CRRC. A empresa tem sede em Pequim, cerca de 180 mil colaboradores e 46 empresas compõem o grupo. O CRRC Group destaca-se pela ampla diversidade de produtos com alta tecnologia, incluindo trens de alta velocidade, locomotivas, veículos de transporte coletivo e vagões de carga. A CRRC está em 24 países e já produziu 9500 veículos. 

O sistema de gestão CRRC segue os padrões internacionais de certificação do Sistema de Gestão da Indústria Ferroviária Internacional (IRIS), Sistema de Qualidade ISO9001, Sistema de Gestão Ambiental ISO14001, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSMS) e Sistema de Qualidade DIN6700.

Por Ludmylla Verly

Veja outras notícias