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Metrô BH completa dois anos com 10 estações modernizadas
24/03/2025
Após 20 anos de espera, o transporte metroviário da RMBH está avançando. Estações modernizadas, antecipação de novos trens e o início das obras da tão sonhada Linha 2, até o Barreiro, são alguns dos destaques dos dois anos de gestão.

Em março de 2025, o Metrô BH entrega dez estações modernizadas aos clientes do sistema. Quem passa por Eldorado, Cidade Industrial, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Santa Efigênia e Vilarinho já visualiza as melhorias implementadas pela Empresa. As revitalizações contemplaram a acessibilidade, com a instalação de placas em braile nos corrimãos, banheiros acessíveis e gratuitos para os clientes, totens com mapas das estações em braile e revitalização de piso podotátil. As obras também abrangem a implantação de novos sistemas hidráulicos, de drenagem, de iluminação, novos telhados, pinturas e pisos, dentre outros itens. 

Um novo conceito de ambientação e orientação também está sendo implantado nas estações, após a modernização. Em Carlos Prates e Eldorado, por exemplo, os clientes se deparam com frases de acolhimento nos acessos, placas de boas-vindas e pictogramas que enriquecem o local, traduzindo uma nova experiência de transporte.

“Além de conectar pessoas aos seus destinos, vamos além, o Metrô BH acolhe os clientes em suas estações e trens, que são parte fundamental da experiência de mobilidade urbana da RMBH, destaca o Presidente do Metrô BH, Cláudio Andrade. 

Alinhado à nova proposta de acolhimento, o Metrô BH apresenta, pela primeira vez em Belo Horizonte, uma experiência sonora exclusiva para os clientes do transporte público. O novo sistema de avisos sonoros e institucionais está em fase de implantação, trazendo uma identidade sonora própria, criada para conectar as pessoas por meio da música. Conheça nosso tema institucional e o antes e depois da Estação Carlos Prates:

Ampliação: A Empresa já iniciou a reforma das outras nove estações da Linha 1, assim como a construção da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha 1 (Laranja), com mais 1,6km de via e estas entregas estão previstas para o próximo aniversário de concessão, em março de 2026.  

Pontualidade: Desde a concessão do metrô de Belo Horizonte, em março de 2023, o sistema tem operado de forma mais eficiente. As melhorias graduais demonstram o compromisso da concessionária em oferecer mais regularidade, pontualidade e conforto aos usuários. Como resultado, houve uma redução de 97% no número de evacuações de trens, e o número de viagens com atraso caiu de aproximadamente 35 para zero em menos de um ano.

Novos Trens 

O Metrô BH, com o apoio do Governo de Minas, já comprou 24 novos trens. A previsão é que os veículos cheguem em Belo Horizonte em 2026,antecipando em dois anos a renovação da frota e trazendo mais conforto aos clientes. As composições estão na linha de fabricação da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, a maior fabricante de trens do mundo.

Cada um dos 24 novos trens novos trens serão equipados futuramente com o sistema de Operação Automática do Trem (ATO, na sigla em inglês), que garante uma operação mais suave, econômica e segura.

A sonhada Linha 2

As obras da Linha 2 já começaram e até 2028 o metrô chegará ao Barreiro. Com 10,5 km de extensão e sete novas estações. A Linha 2 iniciará na Estação Nova Suíça, passando por locais estratégicos como Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. Quando pronta, a Linha 2 vai transformar positivamente a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros próximos ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com os estudos de demanda realizados no processo de concessão, só a linha 2 tem projeção futura de transportar até 50 mil passageiros por dia. A partir da conclusão da nova linha, a expectativa é que o Metrô BH passe a transportar uma média de 213 mil clientes, na linha 1 e 2 juntas.

O Metrô atende as cidades de Belo Horizonte e de Contagem e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento urbano e compor a infraestrutura de mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população beneficiada em consonância com interesses regionais. A Linha 2 passará por algumas vias importantes da capital mineira, como o Anel Rodoviário de Belo Horizonte e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina. Além disso, ao longo do trajeto da linha existem hospitais, escolas, faculdades, shopping, indústrias e pólos comerciais, que serão atendidos pelo Metrô BH.

Revitalização da Linha 1 

  • Via Permanente e Rede Aérea 

Desde novembro de 2023, está em andamento a renovação, tanto da via por onde passam os trens, quanto da rede aérea de alimentação elétrica das composições.

Na via permanente, acontece a substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros, a troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos. A revitalização da Via Permanente trará grandes benefícios, como menos ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, e mitigação de atividades corretivas no horário operacional.

Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a modernização, em andamento, aborda trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios e postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.

A previsão no edital de concessão para a conclusão de revitalização no Sistema de Rede Aérea entre as Estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1 é março de 2026. Já para os serviços de Via Permanente, a previsão de conclusão, do mesmo trecho, é março de 2027. O Metrô BH trabalha junto ao Governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.

Tecnologia e Inovação

Neste mês de março de 2025, a Concessionária ampliou as possibilidades de compra de passagens pelos usuários com a implantação dos terminais de autoatendimento (ATM’s). Os novos terminais aceitam pagamentos com cartões de crédito ou débito, PIX ou dinheiro. Além disso, desde de 2023, os clientes podem validar o embarque pela aproximação de cartões de crédito e débito ou carteiras digitais de smartwatches e celulares, diretamente nos dispositivos instalados na linha de bloqueios.

Os clientes também podem acompanhar a previsão de chegada dos trens nos 96 painéis de LED espalhados pelas 19 estações do sistema. A novidade faz parte do compromisso do Metrô BH em modernizar e digitalizar seus serviços, proporcionando uma experiência de viagem mais prática e tecnológica. Com essa nova funcionalidade, os passageiros têm acesso à previsibilidade das próximas três composições, que agora são exibidas em tempo real nas plataformas e mezaninos das estações. Isso permite que os usuários planejem melhor sua viagem, minimizando a espera e maximizando a eficiência dos deslocamentos.

Sustentabilidade

Por se tratar de um meio de transporte elétrico, o Metrô contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) se comparado aos demais modais de transporte que utilizam combustíveis fósseis. Essa redução tem um impacto positivo na qualidade de vida e na saúde pública, além de ajudar a combater as mudanças climáticas.

Em maio de 2024, o Metrô BH deu um grande passo em direção à sustentabilidade com a instalação de 7 mil painéis solares ao longo de sua linha. Essa iniciativa não apenas reforça o compromisso da concessionária com a eficiência energética, mas também reduz significativamente a pegada de carbono da empresa. Com a capacidade de gerar cerca de 5,3 milhões de kWh de energia elétrica por ano (energia suficiente para abastecer cerca de 35 mil casas durante um ano), essa implantação representa uma mudança significativa em direção a práticas mais sustentáveis.

Responsabilidade Social

A Operação do metrô garante acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida. Além disso, o projeto inclui a adequação de elevadores, rampas, sinalização e o acompanhamento destes clientes no sistema, quando requisitado ou necessário.

O Metrô BH mantém três programas sociais: Cidadão do Futuro (visitas de estudantes de escolas de ensino fundamental no sistema); Bastidores (visitas guiadas de estudantes de cursos técnicos e superiores ao Pátio de Manutenção e ao Centro de Controle Operacional); Estação Aberta, quando o sistema metroviário é parceiro em projetos importantes para a cidade. Veja abaixo algumas ações desenvolvidas no segundo ano de concessão: 

  1. Circule um Livro: em parceria com a Associação Mineira de Indústria Florestal (AMIF), o Metrô BH realizou, entre os dias 22 e 26 de abril, a 2º edição do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e a troca de livros entre os passageiros. No total, mais de quatro mil exemplares foram disponibilizados aos usuários e diversas doações aconteceram durante a campanha.
  2. Coração Palpita: em julho de 2024, o Metrô BH promoveu um show infantil na Estação Central com a banda Coração Palpita, encerrando as férias e incentivando o uso do metrô para passeios em família. 
  3. Trenó nos Trilhos: para celebrar o Natal 2024, o Metrô BH realizou a primeira edição do “Trenó nos Trilhos”. Durante o evento, o TUE 27 foi iluminado com LED e conduzido por um Operador de Trem fantasiado de Papai Noel. O grupo de teatro Confesso animou a viagem, com o Papai Noel e ajudantes distribuindo presentes e balas. A ação ocorreu em um final de semana, com viagens entre Eldorado e Vilarinho. Na Estação Vilarinho, pipoca e algodão doce foram distribuídos aos clientes.  
  4. Shows e jogos na Arena MRV e na Arena Independência: durante o ano de 2024, a Arena MRV e a Arena Independência sediaram diversos jogos e shows. A Empresa buscou atender a todos os eventos e realizou diversas extensões de horário para que o público pudesse se deslocar até as Estações Eldorado e Horto Florestal.
  5. 4º Pedal Festivo: em outubro de 2024, o grupo “Bike na Veia”, reuniu 315 ciclistas para um pedal noturno pela cidade de Belo Horizonte. Para retornar, os atletas seguiram da Estação Vilarinho até as Estações Santa Efigênia, Central, Calafate e Eldorado.
  6. Campanhas de Saúde: durante todo o ano de 2024 e os dois primeiros meses de 2025, os vagões e as estações do Metrô BH tornaram-se espaços para a promoção e conscientização de prevenção a doenças. Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, Campanha de Prevenção a IST’s durante o pré-Carnaval 2025, foram algumas das ações que a Empresa desenvolveu em parceria com o Grupo Mobiliza SUS da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
  7. Carnaval 2025: o maior evento do ano de Belo Horizonte, o Carnaval deste ano recebeu 6,05 milhões de foliões. Com o hipercentro fechado e diversas linhas de ônibus metropolitanos e municipais alterados, os foliões escolheram o Metrô BH para se deslocar até os blocos de rua. A Empresa operou com intervalos de 10 minutos de sábado até a terça-feira de Carnaval, das 5h15 às 23h. 

Metrô BH e Grupo Comporte

Há dois anos, em março de 2023, o sistema de transporte coletivo sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada por 30 anos. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, além da implantação da Linha 2 do sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para viabilizar essas melhorias, está previsto um investimento de R$ 3,9 bilhões.

O Grupo Comporte iniciou as atividades há 70 anos, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro. A Empresa atua no segmento de serviços rodoviário e urbano, com veículos leves sobre trilhos (VLT), além do transporte de cargas e encomendas, e possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O Grupo atende a aproximadamente um milhão de pessoas por dia nos modais de transporte sob sua gestão.

Em 2024, o Grupo atingiu outro importante marco, em parceria com a chinesa CRRC: venceu o leilão de concessão do Trem Intercidades (TIC), que ligará as cidades de São Paulo e Campinas. O projeto tem mais de 100 km de extensão e terá velocidade máxima de 140km/h, sendo o trem de mais alta velocidade do país. O edital também prevê a construção do Trem Intermetropolitano, com 44 km de extensão, de Jundiaí à Campinas, com velocidade máxima de 80km/h e a revitalização e operação da linha 7 – Rubi, entre Barra Funda e Jundiaí.

 O objetivo da Comporte é possibilitar o acesso da população a sistemas modernos, confiáveis e seguros. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte Participações, tem a concessão para gestão, operação e manutenção do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde março de 2023, por 30 anos.

Por Ludmylla Verly e Pedro Oliveira


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