loader image
Grupo Comporte vence leilão de linhas da CPTM
31/03/2025
O objetivo da Comporte é possibilitar o acesso da população a sistemas modernos, confiáveis e seguros.

Na última sexta-feira (28), o Grupo Comporte, do qual o Metrô BH faz parte, venceu o leilão da concessão de 25 anos das linhas 11, 12 e 13 de trens metropolitanos de São Paulo, na região do Alto Tietê, que foi realizado na B3 – Bolsa de Valores de São Paulo. Esta foi mais uma grande conquista do grupo no ramo de trens metropolitanos.

O setor de mobilidade no Brasil é dinâmico e competitivo, com constantes desafios. Entretanto, oferece grandes oportunidades para novos investimentos e para a implementação de soluções que tornam a infraestrutura mais moderna e sustentável. 

O Grupo agradece aos colaboradores e parceiros envolvidos neste projeto. Com esta vitória, temos plena confiança de que nossa atuação ajudará a criar um sistema de transporte cada vez mais eficiente e acessível. Seguiremos firmes no nosso propósito de conectar as pessoas à saúde, à educação, ao trabalho e aos relacionamentos por meio da mobilidade. 

Metrô BH e Grupo Comporte

Há dois anos, em março de 2023, o sistema de transporte coletivo sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada por 30 anos. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, além da implantação da Linha 2 do sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para viabilizar essas melhorias, está previsto um investimento de R$ 3,9 bilhões.

O Grupo Comporte iniciou as atividades há 70 anos, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro. A Empresa atua no segmento de serviços rodoviário e urbano, com veículos leves sobre trilhos (VLT), além do transporte de cargas e encomendas, e possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O Grupo atende a aproximadamente um milhão de pessoas por dia nos modais de transporte sob sua gestão.

Em 2024, o Grupo atingiu outro importante marco, em parceria com a chinesa CRRC: venceu o leilão de concessão do Trem Intercidades (TIC), que ligará as cidades de São Paulo e Campinas. O projeto tem mais de 100 km de extensão e terá velocidade máxima de 140km/h, sendo o trem de mais alta velocidade do país. O edital também prevê a construção do Trem Intermetropolitano, com 44 km de extensão, de Jundiaí à Campinas, com velocidade máxima de 80km/h e a revitalização e operação da linha 7 – Rubi, entre Barra Funda e Jundiaí.

Veja outras notícias