loader image
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 
03/12/2023
Em 2022, a Organização das Nações Unidas – ONU designou o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, buscando a celebração global dessa data para gerar conscientização, comprometimento e ações que promovam os direitos desse grupo.
Dia internacional das pessoas com deficiêcia

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, visando celebração global dessa data para gerar conscientização, comprometimento e ações que promovam os direitos desse grupo. De acordo com informações do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo enfrentam algum tipo de deficiência.

O Metrô BH conta com diversos colaboradores  com deficiência, que desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento de nossos projetos. “Como colaboradora com deficiência, tenho orgulho de integrar a equipe do Metrô BH. Aqui, não apenas encontrei suporte funcional, mas também oportunidades”, afirma Poliana Gomes, que atua na Comunicação da empresa.

Atendimento especial a PCD’s: O Metrô BH atende passageiros com deficiência visual ou mobilidade reduzida em todas as estações. Esse público recebe acompanhamento desde o embarque até o desembarque no sistema. O projeto é realizado pelos funcionários da operação, conforme diz a líder de estação, Carlena da Costa Teixeira: “sinto orgulho em fornecer atendimentos como este, pois é uma experiência que acrescenta tanto para os passageiros atendidos como para os próprios funcionários”. 

Segundo Aldo Corrêa, de 42 anos, passageiro com deficiência visual que é acompanhado diariamente em seu embarque e desembarque na estação Carlos Prates, “o serviço de acompanhamento do Metrô BH é incrível para pessoas com deficiência, proporcionando uma experiência maravilhosa e segura. A equipe é ótima, gentil e ainda estabeleci grandes amizades com funcionários da empresa”. O agente de segurança e atendimento, Carlos Leandro de Carvalho, que constantemente acompanha o desembarque do senhor Aldo na estação, também acrescentou que “tem orgulho em desempenhar essa atividade, que vai além do que ele considera como conceito de trabalho, por ser uma troca que promove muitas amizades valiosas”.

Reforma das estações: a revitalização do Metrô BH tem em seu projeto melhorias de infraestrutura e acessibilidade. As intervenções envolvem reformas, banheiros com acessibilidade em todas as estações e diversas atualizações tecnológicas de sistemas.

“No Metrô BH, estamos comprometidos em continuar promovendo a inclusão e aprimorando nossas práticas para criar um ambiente cada vez mais acessível”, afirma o CEO do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.

Por Poliana Gomes

Veja outras notícias