O grupo, composto por 25 alunos com deficiência visual, é regido pelo maestro Leandro de Paiva Carneiro e se apresentou no dia 12 de dezembro, às 17h, na Estação São Gabriel, trazendo consigo um piano eletrônico e um repertório de músicas natalinas.
Com 96 anos, o Instituto São Rafael é uma escola referência no ensino à pessoas com deficiência visual e auditiva em Minas Gerais e oferece diversos cursos, entre eles, os de iniciação e qualificação profissional, além do ensino fundamental. O coral é uma das propostas voltadas para a independência e autonomia dos alunos, e a escola também conta com projetos de desenvolvimento para a escrita Braille, Orientação e Mobilidade, Piano, Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI), Violão, Flauta, entre outros.
“Para os coralistas, a experiência de cantar, a interação com os colegas e com o público é muito gratificante! A pessoa com deficiência, em geral, sente a necessidade de realizar atividades sem a dependência ou atuação de outros indivíduos”, afirma o regente do Coral e professor de música do Instituto São Rafael, Leandro Carneiro. Ainda segundo ele, a apresentação será de grande importância para os passageiros do Metrô BH, pois aproxima mais pessoas sem deficiência das com deficiência, e ilustra a todos que os cegos conseguem participar do mundo, apesar das limitações.
Programas de Responsabilidade Social
A apresentação faz parte do Programa Estação Aberta, um dos três programas de responsabilidade social do Metrô BH, que visam integrar a população ao sistema. São eles:
- Estação Aberta: disponibilização de espaços para o acolhimento de ações culturais, informacionais e de promoção à saúde.
- Cidadão do Futuro: busca ensinar aos futuros usuários do Metrô BH noções de mobilidade urbana, além de pontuar sobre as melhores práticas ao utilizar o serviço de transporte sobre trilhos.
- Bastidores do Metrô: permite o acesso de estudantes de cursos técnicos e superiores à complexidade que envolve as atividades exercidas pela Manutenção do Metrô BH.
Para saber mais sobre os programas ou marcar uma visita, entre em contato pelo e-mail: falemetrobh@metrobh.com.br.
Por Poliana Gomes