Após mais de 20 anos de expectativa, a tão aguardada Linha 2 do Metrô BH finalmente se tornará realidade. Hoje, 16 de setembro, marca-se o início das obras que irão transformar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com 10,5 km de extensão e sete novas estações, a Linha 2 ligará a Estação Nova Suíça ao Barreiro, passando por locais estratégicos como Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. A primeira estação a ser construída será a Estação Amazonas, representando um marco importante para o progresso da infraestrutura de transporte da região.
A previsão é que as operações se iniciem em 2029, mas o Metrô BH e o Governo de Minas Gerais estão empenhados em acelerar o cronograma, garantindo que as melhorias no transporte público cheguem o quanto antes à população.
O projeto da Linha 2 reforça o compromisso do Metrô BH em conectar pessoas e lugares com eficiência, proporcionando mais qualidade de vida e acessibilidade para os moradores da Grande BH.
Melhorias e Inovações
O Metrô BH trouxe importantes melhorias aos serviços prestados aos cerca de 100 mil passageiros transportados diariamente.
Desde junho de 2023, os usuários contam com internet Wi-Fi gratuita nos trens e estações. Além disso, a previsão de chegada dos trens pode ser acompanhada em 96 painéis de LED espalhados pelas 19 estações do sistema.
Outra inovação relevante foi a implantação do sistema de bilhetagem digital, eliminando o uso de bilhetes de papel. Agora, a validação da passagem pode ser feita por aproximação diretamente nas catracas, utilizando cartões de crédito, débito ou carteiras digitais via smartwatches, celulares ou tablets. Isso agiliza o processo de acesso às plataformas e reduz a necessidade de filas para a compra de bilhetes.
O tempo médio de viagem entre as estações Vilarinho e Eldorado, que era de 55 minutos, foi reduzido em cerca de 10% apenas com melhorias nos processos operacionais.
Novos Trens
Em maio de 2024, a Empresa e o Governo de Minas anunciaram a aquisição de 24 novos trens. As novas composições serão fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, maior fabricante de material rodante do mundo.
O projeto de fabricação já foi iniciado, e a expectativa é que o primeiro trem entre em operação no Brasil no primeiro semestre de 2026. Essas novas composições serão distribuídas entre as Linhas 1 e 2 do metrô.
Cada um dos 24 trens terá quatro carros e será equipado com o sistema de Operação Automática do Trem (ATO, na sigla em inglês), que garante maior regularidade, conforto, suavidade nas viagens e economia de energia.
Atualmente, a frota do Metrô BH conta com 35 trens, sendo 25 da série 900, fabricados na década de 1980, e 10 da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.
Metrô BH e Você: Conectando pessoas e lugares, todos os dias.
Por Augusto Leão, Ludmylla Verly e Pedro Oliveira